Curso Preparatório (on-line) CONCURSO PÚBLICO – Professor PEBI
- Carga horária: mais de 100 horas-aula (acesso até a data da prova)
- Formato (on-line): – plataforma com. aulas gravadas, com teorias, revisões conceituais, resumos, mapas mentais, exercícios de fixação e simuladões (questões atualizadas de provas). E lives, às 4ª feira e 5ª feira (das 19h10 às 22h)
- Material: Apostilas e Slides em PDF
- Início: imediato
- Banca: VUNESP
- Obs.: Data prevista da prova: 14/12/2025.
- Valor: R$377,60 à vista ou até 12 x no cartao de crédito (jurinhos da maquininha)
Ex-aluno (com voucher) tem 5% desconto: R$358,72
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Aos interessados na modalidade presencial, entrar em contato (consultar vagas), pelo whatsapp (15) 99102-4560. Oferta no curso presencial; R$719,50 (turma sábado) e R$720,00 (turma semana), até 12 x no cartao de crédito (jurinhos da maquininha)
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CONTEÚDOS:
- LÍNGUA PORTUGUESA:
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários); sinônimos e antônimos; sentido próprio e figurado das palavras; pontuação; classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção – emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; colocação pronominal; crase.
- MATEMÁTICA:
Situações-problema envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação com números racionais nas suas representações fracionária ou decimal. Mínimo múltiplo comum. Máximo divisor comum. Porcentagem. Razão e proporção. Regra de três simples ou composta. Equações do 1o ou do 2o graus. Sistema de equações do 1o grau. Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa. Relação entre grandezas – tabela ou gráfico. Tratamento da informação – média aritmética simples. Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, teoremas de Pitágoras e de Tales.
- REDACÃO
- CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS e LEGISLAÇÃO:
Formação histórica e filosófica escolar; função social da escola; concepções de educação e de escola; gestão escolar democrática; projeto político-pedagógico; currículo: concepção e organização do conhecimento; currículo na educação básica; psicologia do desenvolvimento; pedagogia dos multiletramentos; desenvolvimento de competências; trabalho por projetos; formação continuada do educador, desenvolvimento e responsabilidades profissionais; educação inclusiva; educação em direitos humanos; culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares; avaliação e construção do conhecimento; avaliação da educação básica no Brasil; fracasso escolar e trabalho docente; indisciplina na escola: a relação professor-estudante; educação digital escolar: o estudante como consumidor e produtor de tecnologia; escola durante e pós- pandemia; legislação educacional.
Legislação
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). (Artigos 5o, 6o; 205 ao 214).
BRASIL. Lei no 8.069, de 13-07-1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. (Artigos 1o ao 6o; 15 ao 18-B; 53 ao 69).
BRASIL. Lei no 9.394, de 20-12-1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRASIL. Lei no 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).BRASIL. MEC, CNE. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Resolução no 1, de 30 de maio de 2012.
BRASIL. Resolução CNE/CP no 01/2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2024. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdfBRASIL. MEC, CNE/CEB. Resolução no 02/2025. Institui as Diretrizes Operacionais Nacionais sobre o uso de dispositivos digitais em espaços escolares e integração curricular de educação digital e midiática.
BRASIL. MEC, e CEB CNE. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Resolução CEB-CNE no 05/2009.BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.
BRASIL. Parecer CNE/SEB no 06/2010. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. EJA. Brasília: CNE, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5366-pceb006- 10&category_slug=maio-2010-pdf&Itemid=30192BRASIL. Resolução CNE/CEB no 4, de 13/07/2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
BRASIL. Resolução CNE/CEB no 07/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf
BRASIL. Resolução CNE/CP no 01/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2024. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf
SOROCABA. Lei Municipal no 3800, de 02 de dezembro de 1991. Dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba e dá outras providências.
SOROCABA. Lei Municipal no 4.599, de 6 de setembro de 1994, alterada pela Lei no 8119, de 29 de março de 2007. Estabelece o quadro e o plano de carreira do quadro do magistério público municipal de Sorocaba e dá outras providências.
SOROCABA. Decreto Municipal no 22.120, de 28 de dezembro de 2015. Dispõe sobre regulamentação de estágio probatório, e dá outras providências.
SOROCABA. Decreto Municipal no 24.392, de 11 de dezembro de 2018. Normatiza o uso do nome social. Dispõe sobre o direito ao uso e tratamento pelo nome social de pessoas travestis e transexuais nos registros municipais, estabelece parâmetros para seu tratamento no âmbito do Poder Executivo e dá outras providências. SOROCABA. Conselho Municipal de Educação de Sorocaba. Deliberação no 01/2007, de 27 de março de 2007. Homologada pela Resolução SEDU/GS No 23, de 25 de abril de 2007. Dispõe sobre o atendimento a alunos cujo estado de saúde recomende atividades especiais de aprendizagem e avaliação escolar.
SOROCABA. Conselho Municipal de Educação de Sorocaba. Deliberação no 02/2009, de 08 de dezembro de 2009. Fixa normas para os cursos de Jovens e Adultos em nível do Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba.
SOROCABA. Conselho Municipal de Educação de Sorocaba. Indicação no 01, de 23 de maio de 2023 – Educação para as Relações Étnico-Raciais – 20 anos.
SOROCABA. Conselho Municipal de Educação de Sorocaba. Deliberação no 08/2023, de 05 de dezembro de 2023. Fixa normas sobre a operacionalização da avaliação pela escola para classificação e reclassificação de estudantes do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Ensino e revoga a Deliberação CME no 02/99 de 26/10/99.ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
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