Curso Preparatório (on-line) CONCURSO PÚBLICO:
- Carga horária: mais de 80 horas-aula (acesso até a data da prova)
- Formato (on-line): – plataforma com. aulas gravadas, com teorias, revisões conceituais, resumos, mapas mentais, exercícios de fixação e simuladões (questões atualizadas de provas). E lives, em duas noites (das 19h10 às 22h)
- Material: Apostilas e Slides em PDF
- Valor: R$377,60 à vista ou até 12 x no cartao de crédito (jurinhos da maquininha)
- Início: imediato
Obs.: Data prevista da prova: 14/12/2025.
- Banca: VUNESP
CONTEÚDOS:
- LÍNGUA PORTUGUESA:
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários); sinônimos e antônimos; sentido próprio e figurado das palavras; pontuação; classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção – emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; colocação pronominal; crase.
- REDACÃO
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICO e LEGISLAÇÃO:
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). (Artigos 5o, 6o; 205 ao 214).
BRASIL. Lei no 8.069, de 13-07-1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. (Artigos 1o ao 6o; 15 ao 18-B; 53 ao 69).
BRASIL. Lei no 9.394, de 20-12-1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRASIL. Lei no 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
BRASIL. MEC, CNE. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Resolução no 1, de 30 de maio de 2012.
BRASIL. MEC, CNE/CEB. Resolução no 02/2025. Institui as Diretrizes Operacionais Nacionais sobre o uso de dispositivos digitais em espaços escolares e integração curricular de educação digital e midiática.
BRASIL. MEC, e CEB CNE. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Resolução CEB-CNE no 05/2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.
BRASIL. Parecer CNE/SEB no 06/2010. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. EJA. Brasília: CNE, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5366-pceb006- 10&category_slug=maio-2010-pdf&Itemid=30192
BRASIL. Resolução CNE/CEB no 4, de 13-07-2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
BRASIL. Resolução CNE/CP no 01/2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2024. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf
BRASIL. Resolução CNE/CEB no 07/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf
BRASIL. Resolução CNE/CP no 01/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2024. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf
SOROCABA. Lei Municipal no 3800, de 02 de dezembro de 1991. Dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba e dá outras providências.
SOROCABA. Lei Municipal no 4.599, de 6 de setembro de 1994, alterada pela Lei no 8119, de 29 de março de 2007. Estabelece o quadro e o plano de carreira do quadro do magistério público municipal de Sorocaba e dá outras providências.
SOROCABA. Decreto Municipal no 22.120, de 28 de dezembro de 2015. Dispõe sobre regulamentação de estágio probatório, e dá outras providências.
SOROCABA. Decreto Municipal no 24.392, de 11 de dezembro de 2018. Normatiza o uso do nome social. Dispõe sobre o direito ao uso e tratamento pelo nome social de pessoas travestis e transexuais nos registros municipais, estabelece parâmetros para seu tratamento no âmbito do Poder Executivo e dá outras providências. SOROCABA. Deliberação no 01/2007, de 27 de março de 2007. Homologada pela Resolução SEDU/GS No 23, de 25 de abril de 2007 – Dispõe sobre o atendimento a alunos cujo estado de saúde recomende atividades especiais de aprendizagem e avaliação escolar. Conselho Municipal de Educação de Sorocaba, 2007.
SOROCABA. Deliberação no 02/2009, de 08 de dezembro de 2009. Fixa normas para os cursos de Jovens e Adultos em nível do Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba. Conselho Municipal de Educação de Sorocaba, 2009.
SOROCABA. Indicação no 01, de 23 de maio de 2023. Educação para as Relações Étnico-Raciais – 20 anos. Conselho Municipal de Educação de Sorocaba, 2023.
SOROCABA. Deliberação no 08/2023, de 05 de dezembro de 2023. Fixa normas sobre a operacionalização da avaliação pela escola para classificação e reclassificação de estudantes do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Ensino e revoga a Deliberação CME no 02/99 de 26/10/99. Conselho Municipal de Educação de Sorocaba, 2023.
Bibliografia
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SAVIANI, D. Escola e Democracia: Autores Associados. 45a ed. 2024.
SÃO PAULO. Currículo Paulista: Etapa Ensino Fundamental – Anos Finais. 2019.
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VEIGA, Ilma Passos A. (org.). PPP da escola: uma construção possível. Campinas, SP. Papirus, 29a Edição, 2011. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Professor de Educação Básica II – Educação Física
Conhecimentos Específicos: Base Nacional Comum Curricular – Educação Física no Ensino Fundamental; formação de docentes de Educação Física e saberes profissionais; fundamentos, métodos e práticas pedagógicas; desenvolvimento motor em crianças, adolescentes e adultos; corpo, cultura e diversidade: gênero, sexualidade, cultura negra, afro-brasileira e indígena; jogos, brinquedos, brincadeiras, atividades e jogos cooperativos; esportes, lutas e ginástica escolar; lazer, atividade física e processo saúde-doença; motivação e inclusão em Educação Física; tecnologias e metodologias ativas no ensino; primeiros socorros e atuação do profissional de Educação Física; anatomia, fisiologia, biomecânica, princípios de treinamento físico; antropologia do movimento e danças de matriz africana; planejamento curricular e propostas pedagógicas inclusivas; avaliação, transposição didática e desafios na implementação da Educação Física escolar.Bibliografia
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BORGES, Cecilia; DESBIENS, Jean François (Org.). Saber, formar e intervir para uma Educação Física em mudança. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 157-190.
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